Tenho certeza que você, que está lendo este artigo, já pensou no seu futuro várias vezes. Aposto, até, que já pensou em como deseja aproveitar sua aposentadoria: uma casa na praia? Viagens? Montar um negócio? São inúmeras possibilidades. Mas você está se planejando para isso?

É comum que deixemos para pensar na aposentadoria somente quando ela já está batendo à porta. Mas, o melhor a se fazer é começar o planejamento para a aposentadoria o quanto antes. Quanto mais cedo começar, menor será o valor que você terá que guardar mensalmente em busca de uma aposentadoria confortável.

“Ah, mas estou velho, já passei da idade de começar esse planejamento”. Isso não existe! Comece quando puder, com o valor que puder, e vá ajustando a cifra sempre que possível. O importante é começar e não parar.

E são vários os motivos para fazer o seu planejamento previdenciário. O principal é que depender apenas da previdência oficial, seja você da iniciativa privada ou do serviço público, não é bom negócio. Neste caso, o valor da sua aposentadoria é limitado ao teto do INSS, o que pode reduzir o seu ganho mensal e, consequentemente, seu padrão de vida.

Sobretudo, é sabido que a previdência oficial sofre reformas de tempos em tempos – a última ocorreu em 2019 – e é bastante provável que seja alterada mais vezes nos próximos anos. Não se sabe quais serão as mudanças que virão, mas é certo que ninguém quer viver com essa incerteza. Por isso, o ideal é diversificar seus investimentos para o futuro.

Isso não significa que você tem que parar de contribuir para a previdência oficial, pelo contrário! Ela oferece proteção e vantagens, como benefício por invalidez, doença e morte, e aposentadoria vitalícia. Por isso, o indicado é diversificar. E como fazer isso?

Tudo começa com a ajuda de um advogado especializado em previdência. Com base no seu histórico de contribuição, salários, quanto você pode guardar por mês, sua idade, seu estilo de vida (casado? Tem filhos?) e seus planos, ele vai montar, junto com você, o planejamento para a sua aposentadoria que mais se adequa ao que você quer para o futuro. Ele também vai verificar a legislação aplicada ao seu caso para definir o melhor momento para você se aposentar.

Não deixe para amanhã o planejamento para o seu futuro. Comece o quanto antes. Busque ajuda especializada. O planejamento para a aposentadoria é individual e deve ser feito de forma especializada, levando em consideração seu histórico profissional e seus planos para o futuro. Se planejar para a aposentadoria é cuidar de você no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.